Gestão de inovação para empresas

Gestão de inovação para empresas

Empreendedorismo e inovação são coisas que andam em paralelo. Um complementa o outro e precisa do outro. Porém, o processo de inovação envolve muito mais do que ter uma ideia. Inovar está relacionado a capacidade de resolver um problema já existente de forma criativa e única. É realmente “pensar fora da caixinha” para proporcionar o novo.
A inovação, portanto, precisa ser organizada para que o seu resultado seja efetivo. E como todo bom processo empresarial, inovar demanda de uma gestão. É nesse cenário que surge o conceito de gestão de inovação, que irá cuidar dessas novas ideias.
A gestão de inovação envolve estratégia, modelos, recursos e ferramentas. Todas as características básicas para estruturar uma ideia de forma mais fácil.

Quais são os fatores do processo de inovação?

Primeiro, a dinâmica de criatividade. Nessa fase geramos uma ideia incremental ou disruptiva sobre um processo de produção já existente. Depois, no processo de viabilidade, essa ideia é analisada de acordo com os aspectos técnicos, econômicos, legal, operacional e de mercado. Já no processo de demanda, a ideia se materializa em produto.

Esses três fatores vão analisar a possibilidade de geração de resultado para a empresa.

Como fazer essa gestão de inovação?

  1. Entender as necessidades e oportunidades
  2. Análise aprofundada do problema
  3. Troca de impressões sobre os resultados das pesquisas
  4. Criação de ideias
  5. Filtragem das ideias
  6. Seleção dos melhores projetos
  7. Desenvolvimento das ideias
Com esse processo, será possível desenvolver as melhores estratégias para o seu negócio. É uma forma de preparar o terreno para a implicação e o surgimento de novas formas de pensamento. Não há mais ideias ruins, mas sim ideias que podem ser adaptadas para se encaixarem melhor em determinada situação.

Por que investir em uma gestão de inovação?

A mudança no comportamento diário na sua empresa pode alterar todo o seu negócio. Ao apostar em uma gestão de inovação, você aposta em ideias e, principalmente, nas pessoas. Criando, assim, um sentimento de participação maior e dando mais propósito para a realização daquele trabalho.

É criado um ambiente de cooperação benéfico tanto para o seu negócio como para os seus funcionários. Não há regras de quem pode inovar, basta só apresentar uma estratégia para o seu pensamento.

Adotar tal política facilita a convivência e, consequentemente, os resultados.

Investir em práticas como essa pode ser uma boa jogada para você e seu negócio. Se você gostou dessa ideia e quer ir ainda além, não deixe de conferir o nosso post sobre sustentabilidade no ambiente de trabalho. Veja aqui o post completo.

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024