Projeção financeira: na imagem, pilha de moedas de dinheiro com gráfico de negociação ao fundo

Como fazer uma projeção financeira para sua empresa em 6 passos

O sucesso da empresa depende de diversos fatores, sendo que muitos estão relacionados à própria gestão. Nesse cenário, é preciso adotar boas práticas para manter um bom planejamento estratégico e tomar as melhores decisões. Uma ferramenta essencial para isso é a projeção financeira.

Trata-se de uma previsão sobre as receitas e despesas, trazendo um panorama sobre como serão os resultados financeiros da empresa em determinados períodos. Assim, ela se torna uma ferramenta importante de análise e gestão financeira.

Se você não sabe como fazer uma projeção financeira ou busca dicas para otimizar o processo, continue a leitura para aprender 6 passos fundamentais. Vamos lá?

1. Conheça os tipos de projeção financeira

Primeiro, é preciso saber qual o tipo de projeção financeira que a empresa vai fazer, pois isso influencia o volume de dados e os períodos que devem ser considerados. Em geral, é possível identificar 3 tipos: 

  • de curto prazo: considera uma projeção mensal em um período de 12 meses. Deve ser detalhada porque é considerada o orçamento empresarial; 
  • de médio prazo: também é feita com uma base mensal, mas engloba períodos maiores, geralmente cerca de 3 anos. Visa ter previsões de crescimentos e relação com o ponto de equilíbrio; 
  • de longo prazo: ele é feito com base anual e considerando um período de 5 anos.  Aqui, o objetivo tem mais ligação com entender onde a empresa quer chegar, a sua avaliação e possíveis cenários para investimentos. 

2.  Analise a situação atual da empresa

Depois de entender o tipo de projeção que será feita, é preciso fazer uma avaliação detalhada da situação da empresa. Apesar de o foco ser financeiro, vale considerar outras questões de mercado, como posicionamento perante o público e em relação à concorrência, já que isso afeta os resultados.

Além disso, é necessário fazer uma avaliação do patrimônio e do caixa disponível, além das pendências financeiras, para entender como está o orçamento. Em alguns casos, a situação pode exigir medidas mais urgentes, então é fundamental identificar esses cenários. 

3. Faça um apanhado do histórico financeiro

A projeção deve se basear em dados reais que ajudarão a entender os valores necessários para o funcionamento do negócio, além da média de faturamento e de lucros. Portanto, pesquise os registros financeiros para levantar informações sobre entradas, saídas e outras questões que sejam relevantes para a projeção. 

Um ponto fundamental é considerar apenas como entradas, mas também como saídas, com despesas fixas e variáveis, incluindo possíveis imprevistos. Isso pode ajudar a identificar uma margem de segurança para o planejamento financeiro.

4. Identifique a velocidade do ciclo financeiro

Cada empresa tem um ciclo financeiro diferente. Para aquelas que já têm mais tempo no mercado, é possível analisar os dados dos últimos anos (o ideal é que seja cerca de uma década), para identificar o comportamento do mercado e como a empresa consegue lidar com diferentes cenários e períodos.

Épocas sazonais, crises e outras situações podem ser observadas em registros mais longos, ajudando também a entender o período necessário entre a produção e o recebimento de valores. Tudo isso ajudará a criar projeções mais acertadas.

5. Analise o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é um índice que identifica o mínimo de faturamento necessário para conseguir se manter em funcionamento, cobrindo todos os custos da operação. Ele é obtido dividindo o total de despesas físicas pela margem de contribuição (que é o ganho em cada unidade vendida). 

Ao fazer a projeção financeira e tomar decisões, ele deve ser avaliado para verificar se a previsão é adequada ou se é preciso adotar outras medidas. Ademais, todas as estratégias elaboradas durante as projeções precisam seguir esse indicador para aumentar as chances de que a empresa mantenha bons resultados.

6. Monitore os resultados obtidos

Um ponto fundamental sobre o tema é que a projeção não deve ser feita apenas uma vez. O negócio precisa utilizar essa ferramenta constantemente, criando novas previsões conforme a necessidade. Por isso, também é essencial fazer o acompanhamento: a partir dele, é possível fazer novas previsões com mais segurança.

Além disso, é sempre importante ter em mente que podem surgir mudanças no mercado e outros fatores que afetam os resultados. Nessas situações, as previsões devem ser atualizadas para embasar novas estratégias e proporcionar uma tomada de decisão mais acertada.

Pronto! Seguindo esses casos para fazer a projeção financeira da sua empresa, ficará muito mais fácil desenvolver essa ferramenta de suporte às decisões do seu negócio. Assim, é possível ter maior previsibilidade e decisões mais consistentes.

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