M&A: uma nova estratégia para a sua empresa

M&A: uma nova estratégia para a sua empresa

Se você faz parte do meio empreendedor, provavelmente a sigla M&A já cruzou o seu caminho. Mas se essa é a primeira vez, a sigla M&A vem do inglês Mergers and Acquisitions, que seria o nosso Fusões e Aquisições.

O que é M&A?

É um processo que consiste na união de forças de uma companhia com a outra. Ele tem como objetivo ampliar o crescimento, visando o melhor público e otimizando resultados.

Como funciona?

O processo deve ser bem estudado para que ambas as empresas sejam beneficiadas no acordo. Ele é dividido em algumas etapas básicas que o empreendedor deve se atentar:

  1. Desenvolvimento da estratégia: objetivos principais e passo a passo do processo
  2. Avaliação da empresa: posição financeira da empresa fica sob análise
  3. Valuation: estima-se o valor da empresa alvo de forma sistematizada
  4. Tomada de decisão: são avaliadas as vantagens e desvantagens para os lados envolvidos
  5. Negociação e estruturação: acordo
  6. Due Diligence: revisão completa para entender questões, oportunidades e riscos ligados a união
  7. Conclusão: ajustes dinais
Porém, antes de iniciar qualquer processo de M&A é preciso estudar bem a sua empresa e o cenário de atuação presente. Entender o comportamento de mercado é essencial na hora de reestruturar o seu negócio.
Um dos pontos essenciais para esse estudo é o orçamento empresarial. Com ele, será possível entender a maturidade do seu negócio em relação ao mercado. As duas empresas envolvidas no processo devem analisar o planejamento orçamentário da outra para entender quais são os principais pontos de melhoria. Esse documento facilitará na transição. Para saber como fazer um orçamento empresarial, confira o nosso post aqui.

Por que ocorre a fusão de empresas?

O ponto chave da união de empresas é a economia de custos, principalmente entre empresas concorrentes. A fusão de empresas pode, também, possibilitar a exploração de outros mercados e até a atualização de produto.

A união é uma forma de dobrar o conhecimento, a experiência e a afinidade com o mercado. Assim, torna-se possível acessar o maior número de clientes para criar um nicho ainda mais assertivo. Afinal, o principal objetivo do negócio é o seu cliente, não é mesmo?

Por quem é feito o processo de M&A?

Para a realização de um processo bem-sucedido, é necessário atentar-se aos profissionais contratados. Eles devem ter experiência na área de finanças já que M&A envolve uma grande parcela de transações financeiras.

O papel do profissional envolverá:

  • Realização de uma análise financeira
  • Avaliação das implicações tributárias
  • Financiamento disponível
  • Due diligence
  • Análise de cenários e SWOT
  • Investimentos
  • Projeções
  • Valuation: a avaliação da empresa

O processo de Valuation é de extrema importância para entender o valor da sua empresa. Ele é usado para que os profissionais possam aconselhar na hora da tomada de decisão, principalmente de compra e venda. Já que será comparado o preço atual das ações da empresa com as listadas na bolsa.

Se você já está a procura de um serviço que realize esse trabalho, a iFinance pode ser de grande ajuda. Uma das nossas vertentes é a realização do Valuation para os nossos clientes. Toda a análise do seu negócio ficará em nossas mãos para que você possa se preparar ainda mais para esse processo de fusão.

Entre em contato conosco por email (jonas.rosa@ifinance.com.br) ou pelo telefone: (11) 93239-9226.

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024